O Carteiro e O Poeta skarmeta

O Carteiro e O Poeta – Antonio Skarmeta | RESENHA

Escolhi O Carteiro e o Poeta para compor nosso Projeto Nobel, sendo Antonio Skarmeta do Chile. Esse livro virou um filme muito famoso e aclamado pela crítica, que infelizmente eu ainda não pude assistir. Eu comprei esse livro num sebo, sem pretensão nenhuma e ser saber sobre o que se tratava. Muito tempo depois, organizando minha estante eu dei de cara com ele e decidi ler.

Mario Jimenez era o típico preguiçoso, que não queria seguir a profissão de pescador de seu pai. Como tinha uma bicicleta e queria que o pai parasse de pressionar, ele aceitou o trabalho de carteiro – e a única casa pra entregar cartas era a do poeta Pablo Neruda, bem afastada na Isla Negra.

Impressionado por estar lidando com uma celebridade, Mario comprou um livro e pediu para nosso poeta autografar. Dessa feita nasce uma linda amizade, que mudaria pra sempre a vida de Mario, e por que não dizer que mudou a vida de Neruda também?

O Carteiro e O Poeta

Gente do céu, o livro é a coisinha mais linda do mundo! Tão sensível, sensual e carinhoso que eu nem sei dizer. A narrativa de Skarmeta é uma delícia, muito fluida e delicada e dá vontade de ler pra sempre. O relacionamento entre os dois é muito lindinho, eu chorei praticamente as 128 páginas.

Estou muito ansiosa para ver o filme, e rezando aos céus pra não me decepcionar.

A amizade entre dois homens tão heterogêneos é um tema muito pouco trabalhado. O que vemos são relações problemáticas entre homens ou romances complicados, ou aventuras com inimigos. É bem mais difícil nos depararmos com uma história sobre a amizade masculina, sobre admiração e apoio. Mario representa a nós todos quando olha e se sente inspirado por don Pablo, quando se sente emocionado com sua grandiosidade e ao mesmo tempo simplicidade.

E toda a vida do nosso carteiro, assim como de sua família é impactada pela presença do poeta. As cenas de romance entre Mario e sua amada são muito bem escritas, com irreverência e uma sensualidade real que só é possível na literatura latina. Delícia de ler.

Enfim, eu virei fã. Amei o livro e a história, recomendo muito. Muito emocionante, muito delicado e sensível. Fazia um tempão que não li algo assim. Recomendo muito.

Título: O Carteiro e O Poeta
Autor: Antonio Skarmeta
Ano: 1985
Páginas: 126 páginas
Editora: BestBolso

Nota

5 estrelasO Carteiro e O Poeta skarmeta

Onde Comprar

Já ouviu falar dessa história, seja em livro ou filme? Curte literatura latino-americana? Conta pra mim sua opinião. Isso é muito importante pra mim.projeto lendo o mundo O Carteiro e O Poeta

Não se esqueça de participar do sorteio bacanudo do livro It: A Coisa, do Stephen King, publicado pela Editora Suma. Dá pra participar até dia 05/03 e está muito fácil de levar!

Beijo <3 Até a próxima.

 

comments

Conta pra mim o que você achou: