Sangue na Neve – Jo Nesbo #resenha

Título: Sangue na Neve
Autor: Jo Nesbo
Ano da edição: 2015
Ano de publicação: 2015
Páginas: 152
Editora: Record

O que nos faz perceber que vamos morrer? O que acontece no dia em que nos damos conta de que não é apenas uma possibilidade, mas um maldito fato inevitável que a nossa vida chegará ao fim?

Olav Johansen não é bom em muitas coisas nessa vida. Não consegue ser cafetão porque se apaixona muito fácil; não pode ser traficante porque é muito ruim em matemática e também não gosta de assaltar bancos porque leu certa vez que isso deixa as vítimas com o psicológico abalado. A Olav sobrou apenas um talento: matar pessoas. E por que não ganhar um dinheirinho com isso, não é mesmo?

Daniel Hoffman é o principal cafetão e traficante da redondeza, e contrata Olav para apagar os funcionários do concorrente – O Pescador. Até aí, tudo ia de vento em popa, até que Daniel o contrata para matar Corina, sua esposa. Uma loira jovem e formosa que estava tendo um caso com o próprio enteado.

lombada_sangue-na-neve

Com um passado turbulento, vários desvios psicológicos, uma carência quase patológica, aquela necessidade de se sentir amado, Olav seria capaz de liquidar essa mulher por dinheiro? Será que aquele volume imenso de histórias que ele havia lido e entendido de maneira tão peculiar por causa da dislexia haviam entrado em sua pele e mudado quem ele realmente era? Ele teria coragem de enfrentar o chefe do crime e seus capangas? Ou teria a coragem de salvar a donzela em perigo?

Algumas mulheres não sabem o que é melhor para elas, simplesmente oferecem amor sem exigir nada em troca. é como se a falta de reciprocidade piorasse tudo.

Sangue na Neve

Comecei despretensiosamente. Como eu contei para vocês no vídeo da TAG dos 50%, eu comprei esse livro para dar de presente a um amigo, recomendado pela atendente da livraria. Acabei não presentando esse amigo, e o livro ficou lá em casa, vagando pelas estantes, meio esquecido. Quando resolvi fazer uma limpeza na estante e um levantamento dos meus livros adequados para o Projeto Lendo o Mundo (Jo Nesbo é norueguês), me deparei com ele.

contracapa_sangue-na-neve

O que posso dizer? Genial! É um romance policial, mais parecido com um conto, na verdade, bem curtinho, bem rápido, em que o narrador é um matador de aluguel, disléxico e emotivo, que gosta de inventar histórias. Nossa, que coisa mais específica! Pois é. E como é em primeira pessoa, o link emocional que Jo Nesbo cria entre Olav e o leitor é quase sólido!

Eu gostava de esperar. Gostava do tempo entre tomar a decisão e colocá-la em prática. Eram os minutos, horas, dias da minha vida assumidamente breve em que eu era alguém. Eu era o destino de alguém.

MUITA gente reclamou que o livro é curto, que é frio, que o desfecho não tem aquele TCHAN mas eu achei foda justamente por causa disso. A escrita não é apressada, de modo que não parece de nenhum modo que tenha sido escrito de maneira relapsa. O personagem principal é muito bem trabalhado, complexo, profundo, e obviamente confuso e repleto de digressão, porém, como o livro todo é contado em primeira pessoa, não desenvolve com muita profundidade os personagens secundários e eu nem esperava isso, porque como percebemos ao longo da trama, Olaf gosta é de modificar as pessoas e as histórias.

orelha_sangue-na-neve

Tinha tudo pra ser uma dentre muitas outras histórias policiais, de serial killers, de assassinos. Mas não é por causa do ângulo sobre o qual Jo Nesbo coloca os holofotes. É uma história atípica. Somado a isso o fato de Olav ser um personagem tão complexo, tão diferente, tão bem construído. Qualquer parte da história pode ser mentira, pode ser invenção. Ou pode ser tudo verdade. Quem pode saber?

O fato de até agora eu ter acordado toda manhã no mesmo corpo, no mesmo mundo, onde o que aconteceu de fato aconteceu, não era garantia de que a mesma coisa voltaria a ocorrer na manhã seguinte.

O final é sim muito emocionante, não achei nada previsível. Como primeiro contato com Jo Nesbo eu achei muito rica a experiência, e certamente recomendo.

Nota

4-estrelas

Onde Comprar

Vocês curtem Jo Nesbo? Já leram algum livro dele? E esse, Sangue na Neve, curtiu? Tem interesse em ler? Conta pra mim o que você achou! Se você tiver feito a resenha, linka aqui pra mim! Sua opinião é muito importante!

Beijos <3 Até a próxima!

Projeto Lendo o Mundo

comments