O que você sempre quis saber sobre os headphones mais hypados do mercado

Todo mundo tem um fone de ouvido. Não dá mais pra viver sem.

Se você se contenta com o fone que já vem com o celular, maravilha! Um problema a menos na sua vida.

Mas e se você está a procura do headphone perfeito?

Headphones

Por isso que o laboratório de hoje será sobre headphones! Eu vou ser a sua cobaia humana, e vou testar 3 fones de ouvido do tipo concha, um de cada uma das marcas mais hypadas por aí, e vou te dizer as minhas impressões.

Pra isso, usei o Beats Solo, o Sennheiser HD 201 e o  Bose QC 15.

Ouvi três músicas diferentes, de estilos diferentes, com complexidades diferentes, para poder ouvir as nunces em cada tipo de fone, e elas foram: Climax do Usher – super aguda, com batidas profundas de R&B; Crystallize, da Lindsey Stirling – um dubstep com violino loucura, super inovador, muitas camadas de som diferentes; e Supremacy, do Muse – um rock n’roll dos bons, intenso, com bastante grave e uma base bastante complexa. 

Vamos lá? Se prepara, cara, que o post está maior que fome!

Beats Solo

Em se tratando de conforto, o Beats é nota 8 porque quando encosta muito a orelha, cria um vácuo esquisito oi? tá loca? e a almofadinha da cabeça é muito fina e incomoda um pouco, além de escorregar pra cabeças pequenas. A captação de som é perfeita, o design é nota 10. Ele é pequeno, robusto, não gira, não é fragil, e dobra, ficando bem fácil de transportar. Vem com um casing pequeno, o cabo é médio e se solta do fone.

Responde a 20 khz em alta frequência, e 20 Hz em baixa. O que está bem na média dos headphones deste tipo.

Custa 200 doletas na gringa e uns 750 dinheiros no Brasil. Salgadíssimo, né? Também achei.

Beats Solo


Beats casing

 

Beats dobrado

Sennheiser HD201

Falando de conforto, ele é nota 9. A almofadinha da cabeça é confortável, o ajuste de ‘tamanho de cabeça’ é bem amplo, pra cabecinhas e cabeçonas. O fone é super grande, engloba a orelha toda, de forma que não machuca nada, mesmo se você usa óculos. O único problema é que se você se deitar com ele, incomoda um pouco. O som é bastante bom, embora seja baixo pros meus parâmetros, e não reproduz muito bem os graves.

O design é nota 8, porque ele não tem casing, é bem grande e ruim de transportar, e o cabo é bizarramente gigante. Tem que usar com ele todo amarrado, senão chega no tornozelo, o seio que o cabo faz.

Responde a 18 kHz em alta frequência e 21 Hz em baixa, o que coloca ele um pouco abaixo dos fones do mercado.

Custa em torno de 50 doláres na gringa e em média de 150 dinheiros no Brasil. Bem mais acessível, e de qualidade. O custo benefício é o melhor.

Sennheiser detalhe

Sennheiser

Sennheiser HD201

Bose QC 15

Nota 10 em conforto. Se adapta à cabeça perfeitamente, a almofadinha é bem confortável, ele não gira, não escorrega e não dói quando você deita.

Design é nota 9, porque ele é pesado e grande, e não dobra, de modo que você precisa de uma bolsa grande ou mochila pra carregá-lo por aí, mas ele vem com um casing super fancy, e com cabo removível. A parte boa é que ele tem o ‘noise cancelling‘ que anula os ruídos de fora, então fica uma delícia de usar. A parte ruim é que ele precisa de pilha, que dura umas 40 horas de uso, que pra mim é pouco.

Custa umas 350 doletas na gringa e mais de 1500 dinheiros por aqui! Que? É de ouro? Pois é, amigos.

Bose casing

Bose detalhe

Bose QC 15

Vamos aos comportamentos musicais desses carinhas, então!

Cristallize

BeatsSeinheiserBose
Agudos e CordasNota 10. Sensacionais.Nota 10. Reprodução perfeita.Nota 9. Porque tem graves bem fortes, o agudo não fica tão opressivo.
GravesNota 7. Fraco nos graves, e nas batidas.Nota 6. Ainda mais fraco nos graves, mas com batidas até razoavelmente profundas.Nota 9. Graves de uma profundidade maravilhosa. Na medida!
ProfundidadeNota 10.Nota 10.Nota 10.
DetalhesNota 9. Separa bem as trilhas, mas 'suja' um pouco as cordas quando tem muitos instrumentos. Nos solos de violino dá pra ouvir a camada de base perfeitamente.Nota 10. Além de separar bem as trilhas, dá pra ouvir cada camada de som, cada transição.Nota 10. Além de ficarem evidenciadas as camadas, dá uma noção maravilhosa das cordas em oposição ao dubstep.
EletrônicoNota 8. As transições são moderadamente claras.Nota 7. Dá pra perceber que batidas fortes não é foco do fone.Nota 8. Bem fortes as batidas, mas as cordas são mais fortes.
VolumeNota 10. Não distorce mesmo em volume máximo. Minha tolerância foi de 70% do volume máximo.Nota 8. Embora não distorça, é um fone mais baixo. Ouvi em 100% do volume e poderia ter aumentado mais.Nota 10. Seria nota 11 se tivesse. Não distorce nadinha e eu só aguentei 58% do volume.

Climax

BeatsSennheiserBose
AgudosNota 9. Agudos claros, porém moderadamente altos.Nota 9. Bastante clareza.Nota 10. A voz do Usher em falsetto ficou extremamente clara, mesmo com volume super alto.
DetalhesNota 9. Dá pra ouvir bem todos os detalhes da base.Nota 9. Transições boas e sons secundários bem claros.Nota 10. Além de ser sensacional nas transições, percebi uma marcação que não tinha ouvido nos outros fones.
ProfundidadeNota 10.Nota 9.Nota 9.
GravesNota 7. Embora mais baixos que o desejado, as batidas são bem definidas.Nota 7. Batidas bastante baixas pra um R&B.Nota 9. Batidas fortes, embora ainda ache que possa evidenciar um pouco mais.
VocaisNota 8. Vocal baixo porém limpo, backing vocals limpos.Nota 7. Como esperado, baixo porém super limpo, super claro. Porém é o highlight dessa música nesse fone.Nota 9. Coloca os vocais em boa posição, mesmo com as batidas super fortes.
VolumeNota 9. Não distorce quase nada. Minha tolerância foi de 72% do volume máximo.Nota 9. A minha tolerância foi de 88% do volume.Nota 10. Perfeito. Super alto, super claro. Fiquei em 50% do volume.

Supremacy

BeatsSennheiserBose
AgudosNota 8. Os agudos são bem limpos, porém tendem a chiar quando a musica ganha complexidade.Nota 9. Muito claros, sem chiado.Nota 9. Super claro, super limpinho.
GraveNota 7. Má definição de cordas, dá pra ouvir bem as mais agudas (violino, violoncelo).Nota 7. Como esperado, o HD 201 deixa muito a desejar nos graves.Nota 9. Muito limpos cada grave da música, sem distorcer nadinha. Mas um pouco baixos.
DetalhesNota 8. Bumbo bem claro de ouvir, guitarra de 7 cordas também, mas a caixa da bateria soa um pouco chiada.Nota 8. Dá pra ouvir bem as camadas da música, as sobreposições de instrumentos.Nota 9. As camadas são bem definidas, especialmente as linhas de baixo.
GuitarrasNota 8. Bastante clareza nas distorções.Nota 9. Distorções com clareza máxima, porém um pouco baixo.Nota 7. Pouca clareza pras distorções, mas sem chiado.
ProfundidadeNota 9.Nota 10. Daquele tipo que até arrepia.Nota 10. Parece que a banda está tocando dentro da sua cabeça.
VocaisNota 10. Reverbera perfeito.
Nota 9. Vocais são bons, mas deixa a desejar um pouco na intensidade.Nota 9. Sensacional.
VolumeNota 9. Minha tolerância máxima foi de 72% do volume.Nota 8. Bem baixo. Ouvi em 100% do volume, e poderia ter aumentado ainda um pouco mais.Nota 10. Super alto, de deixar surdo, se precisar, e não distorce nadinha. Fiquei em 60% do volume máximo.

E aí? Curtiram?

Qual é o seu preferido? Qual você usa diariamente?

Beijo <3

comments